terça-feira, 31 de março de 2009

As Tecnicidades e a Interatividade


A internet sendo um meio de interatividade, é um conceito tecnológico associado diante das novas mídias, que proporcionam várias habilidades onde permite o usuário exercer uma interação imediata com as informações do que deseja, e também com a forma de comunicar na mediatização.


Essa tecnologia de comunicação é instantânea e não-linear estabelecendo um elo de interatividades absoluta, que leva o leitor a navegar o quer ver e ler, oferecendo recursos com a finalidade de explorar o conhecimento cada vez que participe. As tecnomediações cujo horizonte consiste um meio de de múltiplas escolhas para o internauta, como a velocidade, alcance, as informações não limitada, flexibilidade do sincronismo enfim, outros recursos tecnológicos.

quinta-feira, 19 de março de 2009

O USO DA CÃMERA OCULTA NO TELEJORNALISMO


Welica Alves



A maioria das vezes, a câmera escondida é utilizada para denunciar casos relacionados a pequenos delitos como traficantes “chinelos” usuários que são viciados e precisam de tratamento.


No jornalismo investigativo é dificilmente ver uma reportagem usando a câmera oculta, mostrando o chefão da quadrilha de tráfico de drogas. Para a jornalista Cristiane Finger, o uso da câmera oculta não é usado em todos os casos comprometedores, pois ela discorda do uso desse recurso na produção e na publicação das notícias.


No trabalho de investigação, o profissional precisa acreditar na capacidade, e levantar questões pertinentes sobre tal assunto, procurar todos envolvidos no fato, inclusive à internet como uma grande aliada. E a pluralidade de fontes, da uma consistência no sentido de orientar o repórter na apuração dos fatos.


Nos Estados Unidos já existe legislação proibindo o uso das chamadas câmeras ocultas. Já no Brasil, o recurso é usado indiscriminadamente, porque é considerado um atalho, uma armadilha, invasão de privacidade das pessoas.


Um outro problema, sobre o uso de câmera oculta é quando o repórter se faz passar por outra pessoa, a famosa falsa identidade, crime previsto no Código Penal Brasileiro (artigo 307).


No campo jornalístico tem muitas ferramentas que são importantes, a multiplicidade das fontes, o sigilo das fontes, o direito de informar e de ter a informação. Portanto, no momento em que as denúncias são comprovadas, o jornalista é inocentado de qualquer responsabilidade penal e/ou civil.


sábado, 14 de março de 2009

O dia em que o mundo virtual ficou real




O mundo virtual parecer estar em todos os momentos de nossa vida, chegamos até pensar o que fazer sem a internet na hora de fazer compras, conhecer pessoas, lugares diferentes, paquerar, e claro obter informações sobre o mundo, ou seja, interatividade e instâniedade estão nas mãos do internauta. Quase tudo que você faz na vida real pode ser compartilhado no mundo virtual, até pode acessar conta bancária. O que legal!

A sociedade contemporânea está passando por transformações estruturais e culturais, novos paradigmas estão disseminando, que consiste na emersão da sociedade, cuja tecnologia deixa de ser luxo e passa a ser o conhecimento, norteados de necessidades e precisão tornando-se útil na vida das pessoas.

Os avanços tecnológicos estão constantemente em formação e transformação. Na concepção dos estudiosos o mundo virtual não está claro e nem definido, a cada momento as inovações e recursos vão sendo agregadas. Existem algumas convergências que comprovam que cada região e determinada cultura tende a conceituar o virtual a partir do conhecimento, isso vai se graduando lentamente, ou seja, só na utilização, bem como vão descobrindo as mil uma utilidades que oferecem.