sábado, 4 de abril de 2009

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÉTICA


Welica Alves


Os avanços tecnológicos são pontos mediáticos que obtém dimensões extraordinárias nos meios de comunicação. As informações a cada dia tornam-se mais complexa, pois o profissional de comunicação é norteado por disparidades de notícias e fatos.


O primeiro ponto de partida é determinado pela a ética ratificada por uma profunda visão de competências e análise do profissional. Pois as informações se tornam, cada vez mais dependentes e rápidas.



Com a velocidade da tecnologia as informações passam por um cuidado linear que gera a inteligência artificial transformada em dados organizados e sistematizados. Desse modo, uma rede inteligente de máquinas, manipula e movimenta a vida do homem, e algumas vezes, nem é percebida esta interveniência.


A cada segundo é gerado e processado muitas informações que influencia e defini o comportamento humano de forma individual e coletiva, nos hábitos e valores da sociedade.
A crescente quantidade e qualidade de informações, sobretudo, informatizadas e disponíveis na Internet e outros meios tecnológicos, provocam uma profunda revisão e determinação de novas competências dos profissionais, organizacionais e individuais.


A sociedade é voltada para o aprendizado e para informação, sendo que o poder da informação exerce sobre a tecnologia como meio de utiliza – lá, sendo um fator primordial na transmissão dos fatos, ambas emergem suas necessidades como meio de sobrevivência.


No meio desta revolução de informação e tecnologia, o jornalista precisa ater no conhecimento das notícias e ser ético, para não ser criticado visto como antiético. Sobretudo, os meios de comunicação têm uma forte relação o que detêm o poder de determinar as ações que influenciam a vida das pessoas, grupos e organizações.


Contudo é importante compreender as dimensões éticas que envolvem o uso da informação, que são viabilizadas nos meios tecnológicos como ponto mediático da interação social vista de formas diversificadas e peculiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário